Software de Controle de Qualidade em tempo real, na palma da mão!

Qualidade: Concretizando seu Potencial Competitivos

Interpretação e considerações do tema proposto para Semana Mundial da Qualidade 2023

Essa semana foi escolhida pela CQI (Chartered Quality Institute) para mais uma Semana Mundial da Qualidade, que trouxe esse tema reforçando a importância da Cultura da Qualidade para as empresas, não apenas sobreviverem, mas prosperarem num mercado que continua altamente competitivo.

Ao longo dos anos e textos aqui publicados, procuramos mostrar nossa visão e proporcionar discussão sobre o quanto é retrogrado responsabilizar um setor, o da qualidade, pelas entregas dos produtos/serviços, quando na verdade a preocupação de entrega de um produto/serviço com qualidade vem desde o planejamento estratégico.

Quando uma empresa sabe aonde quer chegar, define e consegue transmitir sua estratégia para os diferentes níveis de pessoas envolvidas, é possível que seu diferencial competitivo seja plenamente atendido. E é a Qualidade que está ao longo dos processos que potencializará essa entrega. Para isso é preciso que os processos estejam alinhados com o planejamento estratégico, sejam bem definidos, acompanhados, medidos e realinhados se necessário (melhoria contínua/PDCA=Plan-Do-Check-Act).

É assustador pensar que cerca de 20% dos custos diretos de uma organização são decorrentes de erros simples (dados referência CQI). Esta ineficiência não prejudica somente a produtividade e rentabilidade, mas também impede que a empresa direcione corretamente seus investimentos para melhoria e inovação.

Um conjunto de fatores contribuirão nessa jornada de progredir e se tornar mais eficiente, seja a própria estratégia, as lideranças, a qualidade das informações e análise/ajuste ao longo do processo, prevenção/tratativa dos desvios (defeitos/não conformidades), visão analítica e questionadora que permitirão reconhecer/aprender o que deu certo para ser repetido, ou o que precisa ser ajustado/melhorado para os próximos.

Ter ferramentas que ajudam na compilação de dados, transformando em informações e indicadores faz parte dessa estratégia que permite conhecer os processos e agir preventivamente. A Qualidade da tomada de decisão depende muito da qualidade da informação usada para tal, se tiver dados ruins certamente as ações serão ineficazes e ao longo do tempo o impacto financeiro ficará evidente.

Estivemos ao longo do tempo preocupados em garantir que, mesmo medindo o processo final, os dados gerados pelos nossos serviços, dentro dos nossos softwares, pudessem gerar informações e indicadores importantes para nossos clientes e sua cadeia de fornecimento. Não à toa disponibilizamos, gratuitamente, essa ferramenta! Acreditamos no potencial que a Qualidade pode Concretizar e nos colocamos pró ativos na solução e garantia de melhores resultados.

Certamente fomentar a cultura de qualidade vai além de garantir os certificados na parede da sua empresa, fomentar a qualidade é incentivar e cultivar a essência da melhoria contínua, sendo crítico suficiente para si mesmo, sua equipe ou empresa inteira.

Porque uma equipe engajada na consciência de ‘fazer bem feito o que precisa ser feito’ (Keine Alves), pode manter a excelência em qualidade e contribuir o impulso para o sucesso sustentável e realização do seu potencial competitivo.

Por Marilí Dias (@marili_dias)