Software de Controle de Qualidade em tempo real, na palma da mão!

CONSCIÊNCIA DA QUALIDADE: fazendo a coisa certa

Interpretação e considerações do tema proposto para Semana Mundial da Qualidade 2022

Esse ano o CQI (Chartered Quality Institute), chama atenção para esse tema e tem o principal objetivo dar importância para como a Qualidade pode gerar valor, ou seja, fazer a coisa certa atendendo as expectativas de todos os envolvidos (clientes, investidores, comunidade global) garante uma reputação de confiança.

Mas então, qual é a ligação entre Qualidade e Fazer a coisa certa?

A Qualidade ajuda as organizações implantando processos que instruem a melhor maneira em fazer o certo, seja nos processos internos de gestão, seja definindo a cultura de qualidade, seja na compreensão e aplicação da legislação, seja nos controles internos que garantem o menor risco de erro e ainda aprimorando esses processos para melhoria contínua.

Quando esse ecossistema se torna cíclico podemos afirmar que a consciência, a cultura de Qualidade está apropriada e então todos os envolvidos passam à:

* observar e avaliar ou outros fazendo a coisa certa;

* defender os outros ou aprender a fazer a coisa certa, e inclusive;

*melhorar a definição disso.

As organizações precisam superar pré-conceitos sobre Qualidade para ter uma mudança de impacto. Há quem ainda acha que a Qualidade tem o objetivo de fiscalizar, delatar ou ainda mostrar o erro, quando na verdade a Qualidade deveria ser usada para ajudar levar a sério aquilo que é o certo a se fazer.

A consciência de qualidade organizacional é ainda assumir responsabilidade pelo impacto dos processos, produtos e serviços para as pessoas e o planeta.

Importante destacar aqui que a Qualidade não é limitada à um setor. Em outros textos, já vínhamos destacando que essa consciência deve ser desde a Governança até o operacional. Quando uma gestão incentiva e gera as condições apropriadas para que sua organização tenha essa mentalidade, a chance de os colaboradores aderirem e darem continuidade é expressiva em relação àquelas empresas que, esperam que somente “o setor de qualidade” propaguem resultado nos processos.

Nosso post dessa semana ainda destacávamos a frase de Deming, que diz “sem dados, você é apenas mais uma pessoa com opinião”, e podemos acrescentar nessa reflexão que informação sem ação é “só conhecimento”, ou seja, o conhecimento só se torna sabedoria se você agir, se usá-lo para uma evolução seja mudando ou melhorando aquilo que ele está apresentando.

Enfim, essa é nossa mensagem sobre o que CQI explorou esse ano como tema para reflexão na SEMANA MUNDIAL DA QUALIDADE.

E fica essa provocação para você gestor, já se perguntou como apoia sua organização em fazer a coisa certa?

Quais são as evidências da consciência de qualidade na sua empresa? Especialmente aquelas que são mantidas em tempos difíceis.

“Cada pessoa é parte integrante na construção da consciência de qualidade e manutenção dos valores éticos de agora e para futuro, porque quando você e sua empresa fazem a coisa certa, todas os envolvidos irão notar.” CQI

Por Marilí Dias (@marilli_dias – no instagram)