Você sabe a diferença? Você consegue identificar na sua empresa?
O controle de qualidade tem o objetivo de verificar o produto e apontar se o mesmo está de acordo com as especificações, os critérios pré estabelecidos pela própria empresa, pela legislação ou pelo cliente.
Detalhando de uma forma mais abrangente, veremos que o controle de qualidade pode atuar em diferentes fases da produção identificando e registrando a conformidade ou não do produto, exigindo uma tomada de decisão a esse respeito. O foco principal do controle de qualidade é o produto.
Enquanto o controle de qualidade está focado em verificar de forma mais técnica o produto, a Garantia da qualidade deve focar nos processos, ou seja, garantir que os processos estejam devidamente organizados a ponto de entregar o produto como planejado na sua concepção.
O principal objetivo é prevenir os defeitos atuando, por exemplo, nas não conformidades, e assim gerar confiança suficiente que os processos operacionais já estabelecidos sejam futuramente utilizados em escala produtiva.
A Gestão da qualidade, que é a coordenação dessas atividades e usa como pilares CQ (controle de qualidade) e GQ (garantia da qualidade), incorpora também atividades ligadas ao planejamento e decisões mais amplas. Tem o objetivo de direcionar e organizar da melhor maneira os recursos disponíveis (materiais e humanos), a fim de alcançar o resultado esperado. Sejam eles reduzir os reprocessos, melhorar os custos e/ou elevar o conceito dos seus produtos perante seus clientes.
Sabemos que não é algo simples de ser alcançado, mas é algo que pode e deve ser desenvolvido, especialmente se as empresas trouxerem foco para seu contexto atual e traçarem um objetivo de médio e longo prazo.
Lembre-se “Qualidade é sempre o melhor plano de negócios.”