Sistema de gestão de qualidade para indústria e empresas

Então, o que é qualidade?

E porque Qualidade sempre será o seu melhor plano de negócios?

A Qualidade pode ter um conceito um tanto quanto subjetivo uma vez que cada indivíduo tem suas percepções e necessidades próprias. Diferentes fatores como a cultura, a mentalidade, o posicionamento social e expectativas são influenciadores diretos nessa percepção e necessidade, fazendo com que a Qualidade do produto/serviço seja, ao final, o quanto estes estão aprimorados em atender e satisfazer o cliente.

Sob a ótica do consumidor/cliente podemos afirmar que a qualidade pode ser, portanto, definida pelo “o quanto de valor e utilidade” o mesmo espera encontrar no produto/serviço ofertado.

Já sob o ponto de vista do produtor/prestador de serviço podemos afirmar que a qualidade pode ser, portanto, garantir que a concepção, a execução e a entrega dos seus produtos/serviços atendam essas expectativas, ou seja, alinhar cada vez mais a mentalidade (mindset) organizacional às preferências e personalização ao qual o cliente exige.

No mundo empresarial, podemos ainda dizer que quando a qualidade está na mentalidade (mindset) organizacional e é genuíno, identificamos claramente o que Henry Ford queria nos dizer com sua frase “Qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando.” 

Isso porque, quando falamos em qualidade no mundo empresarial não estamos falando especificamente do “setor de qualidade” ou do “controle de qualidade” pois, não podemos setorizar a responsabilidade pela qualidade do produto/serviço. É importante dizer que esta é uma questão ligada a todos os setores da empresa, ou seja, a responsabilidade e comprometimento deve envolver todos os interessados pelo sucesso daquilo que sua empresa faz. 

Na indústria essa mentalidade deve cada vez mais ser aperfeiçoada pela evidente redução de reprocesso/custo e melhoria da rentabilidade, mas especialmente pela necessidade de evoluir na nova era da Indústria 4.0 e a revolução que ela já está causando. É apropriado afirmar que as empresas que forem abertas às mudanças, que promovem melhorarias contínuas e conseguem se adaptar mais facilmente, sairão na frente. Podemos afirmar que seja você, empresa ou individuo, a qualidade está inserida em diferentes contextos do cotidiano. Apesar de existirem diferentes conceitos, preferencias e percepções é fato que instituir, “excelência” naquilo que somos, naquilo que fazemos e entregamos é fundamental para evolução pessoal e organizacional.