Vamos falar um pouco mais sobre o Tema destaque da Semana Mundial da Qualidade 2021 e deixar dicas de como aplicar no dia a dia da sua organização.
Então, qual é a ligação entre a Qualidade e Sustentabilidade?
Com esse tema mais que oportuno, visto o cenário mundial que vivemos nos últimos 2 anos, o CQI (Chartered Quality Institute) trouxe, para a Semana Mundial da Qualidade 2021, um foco mais definitivo para o papel da qualidade perante ações sustentáveis na empresa.
Segundo proposto pelo CQI (Chartered Quality Institute), ao longo do tempo, a qualidade vem fomentando melhorias contínuas para as organizações. Seja, num primeiro momento melhorando produtos e serviços, depois melhorando resultados e reputação através do desenvolvimento de sistemas e processos e agora, contribuindo para a implantação de um ciclo sustentável que prevê melhores práticas ambientais, sociais e de governança, conhecido também por métricas ESG (environmental, social and governance).
Em resumo o ESG é uma forma de medir o quanto uma organização busca minimizar o impacto de seus produtos/serviços no meio ambiente, ter políticas mais justas e responsáveis com as pessoas e o quanto busca construir melhores processos administrativos.
Segundo estudos, desde 2005 quando a sigla foi apresentada pela primeira vez pela ONU, muitas são as empresas que melhoraram seu valor de mercado ao longo tempo assim como identificaram impactos positivos também na lucratividade, adotadam melhores práticas nesses três aspectos de seus negócios.
E como visualizar esse contexto no seu dia a dia?
Sabemos que engajar as equipes para os temas voltados para Qualidade é um trabalho contínuo, sejam assuntos relacionados ao tema proposto ou não, identificamos esse momento como oportuno para estabelecer uma melhor relação entre expectativa e realidade.
Então, que tal estar atento e vigilante sobre suas práticas com, por exemplo:
Ambiental (a letra E da sigla em inglês Environmental)
Práticas de conservação do meio ambiente tais como: aquecimento global, poluição do ar e da água, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e etc.
Sociais (a letra S da sigla, igualmente Social em inglês)
O destaque aqui é para a relação da empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo como: colaboradores (engajamento, diversidade e respeito às leis e direitos); clientes (satisfação dos clientes) e também a relação com a comunidade.
Governança (a letra G da sigla, Governance em inglês)
Como a empresa tem construido e mantido sua conduta corporativa como um todo.
Gostou do Conteúdo? Curta e Compartilhe.