Sistema de gestão de qualidade para indústria e empresas

Tempo X Qualidade

  • A importância do tempo para Qualidade.

O modelo Private Label, ou seja, àquele onde uma empresa varejista contrata e paga um fabricante que produz seus produtos e ao final os itens, são vendidos com a marca da varejista (vendedora), vem sentindo algumas mudanças, que valem ser destacadas. As marcas varejistas num cenário cada vez mais exigente de mercado, acostumadas inclusive com padrões internacionais, estão “espremendo” os fabricantes nacionais, que ainda seguem melhorando suas estruturas e profissionalização. O tempo ideal de produção, aquele que não compromete a qualidade e o resultado final do produto, acaba sendo “ajustado” e para isso alguns dos processos nem sempre continuarão sendo respeitados. Isso não é uma crítica ao sistema, muito pelo contrário, é apenas uma colação num texto livre sobre um cenário que vivemos.

E nessa proposta, nesse texto livre, é que gostaríamos de chamar atenção para QUALIDADE, ou o quanto a qualidade pode ser comprometida pela falta de tempo ou pela falta de programação/antecipação. O resultado final, ou o que se espera como qualidade final, é resultado de um processo que tem início no desenvolvimento do produto e vai além, adentra às fábricas e terceirizados e todo pequeno movimento realizado por cada uma dessas “pontas” irá influencia-lo.

Vamos propor aqui uma analise diferente, olhando o quanto as marcas se propõem em estudar os produtos, montar as coleções e idealizar a melhor venda com todos os itens chegando na loja e sendo expostos como planejado, ou seja, mantendo o “floorset” (agrupamento de produtos para exposição) isso é um cenário ideal! Mas nem por isso, as marcas se disponibilizam em receber produtos de qualidade inferior ao idealizado. Por mais que a qualidade nesse momento tenha valor intangível, ou seja, não pode ser monetizado ou não vale diretamente algo, podemos visualizar com clareza que a falta dela, o que impediria o recebimento dos produtos, pode ser um grande prejuízo.

Olhando por esse lado e fazendo parte de uma cadeia de fornecimento comprometida com a qualidade, acreditamos que cada vez mais as indústrias possam qualificar e capacitar sua estrutura e equipe para garantir ao final, o cenário perfeito de vendas de seus clientes. Para isso alguns paradigmas precisam ser superados, o mindset mudado e sabemos que toda mudança gera desconforto, até que se torne um novo hábito.

É fato que não conseguiremos transformar o mundo, mas podemos começar mudando a nossa realidade, e investir em tecnologia é investir em tempo. Investir em tecnologia não para satisfazer uma exigência, mas sim para ganhar TEMPO. Ter aquele tempo de analisar e não só executar, tempo gerador de melhorias e acima de tudo, tempo gerador de maior produtividade, redução de custos e assertividade na margem de lucro.

Já foi nosso destaque o quanto uma ferramenta apropriada de trabalho pode motivar os profissionais envolvidos, melhorar a eficiência e a própria produtividade. Além disso, os sistemas oferecidos pela Qualità, valorizam o trabalho do profissional que hoje está executando as inspeções, sejam elas internas, externas ou terceirizadas. Isso porque tem linguagem fácil, compila as informações gerando uma visualização mais ampla dos processos, deixando de ser limitado a dados individualizados, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento profissional.

Ser “inclusivo” atendendo as necessidades do fabricante, satisfazendo os resultados esperados pelo varejista e levando praticidade e produtividade à equipe de qualidade que está em campo, é um dos nossos principais objetivos.

Vamos juntos dar esse importante passo na busca de melhorias continuas e resultados duradouros?

Peça uma demonstração agora mesmo.

Nota: o texto acima usa termos colocais e expressa nossa opinião sobre o tema! Somos unicamente responsáveis pelos conteúdos aqui publicados. Prezamos por sempre manter nossos princípios: VALORIZAÇÃO do SER, do ESTAR e o que NOS FAZ VIVER.  OBEDIÊNCIA incondicional às LEIS que nos REGEM. RESPEITO aos DIREITOS, DEVERES e OBRIGAÇÕES. ATUAÇÃO com TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE. VIGILÂNCIA nas questões AMBIENTAIS. Obrigado!